Sessões Práticas



1
Construir a Resiliência na Escola
Dra. Teresa Rodrigues


Os choques, as crises e os seus turbulentos acontecimentos não têm apenas uma conotação negativa que fragiliza as organizações. Nesses momentos decisivos, os padrões e os condicionamentos que foram criados com os recursos e a informação disponível, ficam menos rígidos, permitindo assim, uma maior abertura à mudança e à inovação.
Atualmente, o conceito de resiliência aplicado às organizações, está a liderar, a nível internacional, um movimento com o objetivo de enfrentar a imprevisibilidade e à incerteza ditadas pelas circunstâncias adversas. Em Portugal, no âmbito específico da escola, a resiliência pode, num futuro próximo, representar um novo paradigma que permita superar os desalinhamentos e turbulências existentes entre os vários atores e processos do sistema educativo.
Vamos descobrir, não apenas o que é a resiliência em termos conceptuais, mas essencialmente de uma forma prática. Apoiada numa metodologia de Coaching, esta sessão pretende ser participativa, dinâmica, divertida e encorajadora! Venha treinar a resiliência!


2
Coaching Parental: Um novo olhar na relação Escola-Família
Dra. Ângela Coelho e Dra. Sandra Belo - Family Coaching

A escola não existe isolada da família, pelo contrário, o seu apoio e contributo é absolutamente central para que se alcance o sucesso desejado para todos os alunos. Como promover o envolvimento familiar nas questões educativas? Como melhorar a relação escola-família? E como trabalhar com os pais, hoje? Nesta sessão vamos descobrir que o olhar da escola relativamente às famílias tem um impacto direto na relação que estabelece com elas. 


3
Mindfulness na Sala de Aula
Allan Sousa - Oxigénio

Hoje em dia com tanto estímulo de informação, tarefas e ruído à nossa volta como conseguimos manter a nossa presença, calma e foco? Como é que como educadores podemos inspirar simplesmente com a nossa presença pessoal? E se apenas essa atitude pudesse mudar o ambiente da sala de aula? Nesta sessão prática vamos perceber o que é o mindfulness e seus beneficios e fazer alguns exercícios simples para iniciar a prática.
Um educador não ensina o que diz mas ensina o que é. 

* O que é o Mindfulness

* Porque é crucial cultivar a presença

* A importância do mindfulness na educação

* Exercícios práticos

* Partilha de experiências



4
Felicidade na Escola: Relação Professor - Aluno
Mestre Maria do Carmo Oliveira e Dr. Manuel Oliveira - Clube do Optimismo


Ser feliz é o desejo de cada um de nós para uma realização plena, quer para nós próprios, quer para os alunos com que trabalhamos. Pensar e definir estratégias para uma vivência mais positiva da escola e, sobretudo, da sala de aula é urgente para transformar as nossas escolas em lugares de sonho e de esperança, com mais paz e harmonia e também um maior grau de satisfação de todos os agentes educativos. Nesta sessão serão apresentadas estratégias cientificamente comprovadas, que contribuirão para elevar o bem-estar e a motivação dos alunos e dos professores. 


5
Criatividade na Escola
João Lima - Projeto EduCoaching 

A partir das competências e saberes pessoais e profissionais, as ideias partilhadas pelos participantes serão orientadas com vista à estruturação e operacionalização de soluções úteis, válidas e inovadoras para o dia-a-dia da escola. Com base nas etapas do processo criativo, numa lógica de aplicação de princípios pedagógicos inovadores e na construção de uma significativa aprendizagem em contexto, serão desenvolvidas três propostas para aplicação em contexto educativo, partindo de exercícios colaborativos e de metoodlogias interdisciplinares. 


6
Smile Dance
Dra. Cristina Baptista


O objetivo desta sessão prática é partilhar a ferramenta "Smile Dance" para promover afetos, estimular o sucesso escolar e melhorar a interação social. A Neurociência revela que expandimos a mente quando sorrimos com contacto visual. As crianças precisam de educar o coração e a mente para crescerem saudáveis. É fundamental desenvolver uma cultura de sorriso na escola ou na família. A ferramenta Smile Dance, desenvolvida com base em neurociência, consiste num “Micro-musical”,com vários estágios, onde se representa com o corpo uma história com os conceitos a vivênciar. Pretende apaixonar os alunos pelo conhecimento e permite apreender os conhecimentos de uma forma inesquecível. Esta ferramenta pode ser usada para ensinar valores, tais como o amor, a amizade, cooperação, respeito, liderança, assim como conteúdos do programa curricular. Nesta sessão prática será explicado como é que sorrir pode ser profundamente transformador mudando a nossa bioquímica, as nossas posturas, determinando as nossas escolhas e os resultados que obtemos. Serão mostrados trabalhos desenvolvidos por professores e no final estarão habilitados a usarem esta ferramenta no vosso dia a dia.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Muito obrigado pela sua participação!