Coaching em Educação



Atravessamos um período complexo, de alterações sociais, económicas, familiares, que nos colocam a todos novas e muitas vezes difíceis questões. A escola tem vindo a sentir estas alterações de forma especial e enfrenta hoje novos desafios, para os quais muitas vezes os professores sentem que não têm resposta. O Coaching é uma das possíveis respostas que este momento de formação vem apresentar. Uma resposta inovadora, criativa, que se foca nas soluções e não nos problemas. No nosso país, começa agora a ser mais divulgada e são já muitos os professores que recorrem a ferramentas de Coaching para a melhoria das suas práticas e da relação com os alunos, sendo uma área em desenvolvimento e com um enorme potencial ainda por explorar nos contextos educativos. É neste âmbito que nasce o 1.º Encontro Nacional de Coaching em Educação, organizado por temas diversos abordados de forma científica, mas também inovadora, especificamente orientados para serem trabalhados a nível individual, em trabalho de equipa e com as crianças e jovens em contexto educativo.

Esta ação tem também como objetivo proporcionar aos docentes um momento privilegiado de apresentação de ideias, projetos, reflexões conjuntas, dinamização de momentos informais para partilha de boas práticas, constituindo um momento de comunicação interna e externa e promovendo um conhecimento de projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento.

Pretendemos com este Encontro ter uma visão geral do que até agora tem sido desenvolvido nas escolas portuguesas, com especial enfoque na formação e supervisão de professores e no desenvolvimento pessoal dos jovens, bem como apresentar sugestões e refletir sobre espaços concretos do quotidiano educativo em que o Coaching pode ser aplicado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigado pela sua participação!